Inspirar-Poesia, um segundo sopro

desenleio - um substantivo concreto...

Por Sueli Maia (Mai) em 7/11/2009
Cursos, fluxos e correntes e nas deserções ao enleio, agora, um barco está partindo de Cárceres. São os desenleios da vida e com o desenredo dos que ficam, os rios são templos do interior. A narrativa deste texto é a voz de um sujeito qualquer que, indeterminado no tempo e lugar, pode ser e estar, em qualquer lugar do planeta. E o porvir é, apenas, uma perspectiva de olhar o futuro. E falando prá si ele acena ao que parte e pensa que o amanhã, em concreto, é simplesmente uma miragem e dele, pouco ou nada se sabe. Eh! Nós... Defectiveis humanos que de tanto enlear esta vida, tudo na vida lhes escapa. E ao recostar a cabeça no ombro do amigo, conclui que não se atém ao que é, verdadeiramente importante. Defectíveis saberes do Homem e defectíveis os Homens e o apego às coisas miúdas. E agora com a cabeça sobre o colo de outro amigo, ele intui que no picadeiro de artifícios, somos todos iguais neste cárcere e também na partida. Cursos, fluxos e correntes e na impermanência de tudo, desenleios se dão e numa hora qualquer, em um canto qualquer do planeta, outros barcos, também partirão.
.
Imagem: Piraim - Um barco partindo de Cárcere
Música: Desenredo

10 comentários:

Elcio Tuiribepi disse... @ 11 de julho de 2009 às 16:40

Nossa Mai, não sei se leio ou se escuto, pois se leio não escuto direito, pois se escuto como gosto de escutar, não consigo ler com a alma, mas se junto agora tudo, leio e escuto, me sinto um pouco miúdo, diante desse tanto todo.
Esse trenzinho caipira no início é uma porrada, assim que escutei vi que era ele "Renato Braz"...assim que li vi que era tu. Lembrei do meu sujeito indeterminado, lembrei do poema atual e lembrei que somos todos um pouco cárceres...Uma palavra...obrigado...e mais uma: parabéns, pelo modo, pela forma e pelo conjunto da obra...chega de escrever...emocionei...
Show de bola...um abraço na alma...valeuuuu

Vivian disse... @ 11 de julho de 2009 às 17:10

...que retrato de meus dias,
my God!

sem palavras...

um beijo nesta tua alma
linda de viver!

te amo

amo

bjuuuuuuuuuuuuuuuuu

Quintal de Om disse... @ 11 de julho de 2009 às 18:32

Ahhh, fico extasiada, encantada... e uma nostalgia que não sei de onde vem, como e nem pq me preenche as horas inertes do meu dia, meio dia, meia noite, meio de mim.

Abraços querida!

Paulo disse... @ 11 de julho de 2009 às 19:36
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo disse... @ 11 de julho de 2009 às 19:36

Olá

É como uma Pintura!

Perspectivas... Incompletudes... Partidas...

Retratas com perfeição!

Carinho, Mai!

Solange Maia disse... @ 11 de julho de 2009 às 20:17

Mai,

Toda partida é também, de alguma forma, chegada.

Beijo grande,

Solange

http://eucaliptosnajanela.blogspot.com

lili laranjo disse... @ 11 de julho de 2009 às 20:46

um bom DOMINGO...


OLHAR

Um olhar,uma ternura...
Um olhar, um carinho...
Um olhar ,com muita força...
Um olhar ,que vai olhando!...
e vai sentindo... O AMOR...


lili laranjo

Valdemir Reis disse... @ 11 de julho de 2009 às 22:17

Olá Mai conforme publiquei no comunicado reduzi as atividades dos blogs para também me dedicar ao “MBA” que iniciei. O curso estar a todo vapor e exige muito estudo e trabalho, será mais um grande desafio, mas vamos comemorar a vitória com a proteção de Deus. Confesso que vocês amigas (os) internautas tem lugar especial no nosso coração, sempre que possa vou reservar um tempinho para visitá-los. Postarei na medida do possível, antecipadamente agradeço de coração a todos que continuam me visitando e deixando belíssimos comentários, informo que estou participando do Top Blog na modalidade variedades agradeço a todos que já votaram, registro aqui o meu muito obrigado. E digo estaremos juntos nesta jornada, certo estou de poder contar com sua valiossima compreensão. Feliz e confiante por sentir sua vontade em colaborar com o nosso sucesso. Acredito nas pessoas... Naquelas que possuem algo mais... Falo de seres humanos que passam em nossas vidas e enchem nosso espaço com grandes atitudes e gestos... Pessoas verdadeiras, transparentes, amigas... Pessoas que sonham... Pessoas que deixam a sua marca e o seu brilho, aquelas que fazem à diferença... Muito sucesso para todos nos, votos de um fim de semana repleto de alegrias. "A sensibilidade de uma alma é pura é radiante, e este efeito, mesmo invisível aos olhos, se faz sentir num coração transbordante de carisma e simpatia que a todos contagiam." Muita paz e proteção, Encontrar-nos-emos sempre por aqui, fique com Deus. Felicidades, um forte e fraterno abraço.

Valdemir Reis

:.tossan® disse... @ 12 de julho de 2009 às 01:31

Muito triste, mas bonito demais! Os equilibristas e palhaços sentiram e não se apegarão tanto quanto antes aos detalhes insignificantes que enfraquecem a alma...Quem sabe?! Belo! Beijo

Éverton Vidal Azevedo disse... @ 16 de julho de 2009 às 22:07

E agora você escreve sobre a vida, faz alusoes de oceanos e portos e eu lembro de Fernando Pessoa, nao sei, ou sei porque.

Me identifico bastante com teus textos.

Forte abraço.

Postar um comentário

 

Seguidores

Links Inspirados