Inspirar-Poesia, um segundo sopro

declaração de amor - "Cinema Paradiso" Blogagem Coletiva

Por Sueli Maia (Mai) em 4/29/2009
Com lirismo e humor extraordinários, 'Cinema Paradiso' conta-nos a história de um cineasta que, ainda na infância, descobre o seu amor pela sétima Arte. Cineasta de sucesso, Toto (Jacques Perrin). Salvatore recebe a notícia do falecimento do seu amigo Alfredo (Philippe Noiret) e, a partir daí, todos os acontecimentos de sua infância, retornam, junto às lembrança de sua amizade com o velho projetista e o seu fascínio pelo cinema. Uma declaração de amor ao cinema, este Filme de Giuseppe Tornatore, marcou minha vida. Trouxe-me as melhores lembranças de minha infância e junto com elas, um exemplo de como como vale a pena viver o que sonhamos.
A história se passa em um pequeno vilarejo da Sicília. Salvatore, Toto e Alfredo, o projetista , fazem com que nos apaixonemos pela bela história de amor ao cinema. A trilha sonora de Morricone é irretocável. A história da amizade entre uma criança que adorava o cinema e o velho projecionista do local, nos conduz às memórias de nossa infância.Pouco antes da chegada da Televisão naquele vilarejo, Toto (Salvatore Cascio) sentiu-se arrebatado pelo cinema. Totó insiste para que Alfredo o ensine a projetar e, apesar dos resmungues do velho projetista, uma bela amizade nasce, a partir do amor de ambos, pela sétima Arte.

Em nossa imaginação reside uma possibilidade de felicidade.

Cinema Paradiso fez-me voltar a crer nesta possibilidade.



Imagens: Google

Trilha: Enio Morriconne

23 comentários:

Ester disse... @ 29 de abril de 2009 às 01:08

Ah, que delícia relembrar esse antológico filme!!

É uma declaração de amor ao cinema! Poético, sentimental na medida certa, com uma trilha sonora de primeira, além de tudo uma atuação maravilhosa do menino.

Linda sua participação, amiga!!


bj,

Leo Mandoki, Jr. disse... @ 29 de abril de 2009 às 04:32

...é...esse filme foi feito para lavar os olhos e entupir as vias nasais...qnd vi esse filme pela 1ª vez, me identifiquei mto com ele pq qnd era garoto eu queria ser cineasta...queria fazer mágica a partir do cinema. Mas esse não é o meu filme de eleição..assim como tbm não é O Carteiro de Pablo Neruda...aliás tenho vários filmes de eleição. Mas por uma razão qq..sempre que esse tema é abordado (filmes), tem um que me ocorre no pensamento em 1º lugar: O Céu que nos Protege (the sheltering sky), de bernardo bertolucci..com john malkovich e debra winger...Esse sim me faz entrar em estado catatonico
um beijo
PS.: a narrativa lenta foi proposital, como se fosse um texto de Henry James.

Fernanda disse... @ 29 de abril de 2009 às 08:49

que filme lindo,uma amizade nascendo por uma paixão em comum: a arte^^

adouro-te disse... @ 29 de abril de 2009 às 08:56

Felicidade... momentos felizes...
E, numa retrospectiva de vida, há sempre momentos de "paradiso". Em transgressão ou não mas sempre de amor!
Beijo, Mai!

Nanda Botelho disse... @ 29 de abril de 2009 às 10:34

Esse é o filme de quem gosta de cinema, pois retrata os sentimentos de todos cinéfilos!

Gostei de tudo e a música então...

Um abraço! Também estou participando!

Paula Barros disse... @ 29 de abril de 2009 às 10:47

Um belo filme, bom lembrar dele através do seu olhar.

Talvez o bom viver seja sempre essa possibilidade de felicidade, do amor, e do acreditar nos sonhos...sem isso a vida não teria graça, pelo menos penso assim.

beijos, um ótimo dia.

Dora disse... @ 29 de abril de 2009 às 10:47

Mai. Esse não é o filme da minha vida, mas poderia ser "um dos filmes" que guardo na minha coleção de experiências de amor. Sim. O amor ao cinema é uma forma de amar a vida "representada", que não deixa de ser a vida mesma.
Cinema Paradiso foi um marco para os cinéfilos, pela confecção cinematográfica.
E para quem é leigo na "sétima arte", as reflexões a que o filme leva, valem tudo!
Seu texto ficou bom como o filme.
Beijos.
Dora

Maria Dias disse... @ 29 de abril de 2009 às 11:35

Há dois anos assisti Paradiso em dvd.Este filme é lindo mesmo,um dos meus preferidos(tb chorei muito no final...rs...Nao sei se pelo filme ou pq estava mais sensível).Sem falar q tem uma das mais belas canções que já ouvi.Maravilhoso em todos os aspectos...Boa escolha!

Beijinho

Letícia disse... @ 29 de abril de 2009 às 11:53

Este é o filme que todos amam. Também gostei muito e, como a minha vida é hilária, eu o assisti em um lugar meio anormal e numa situação cômica. Mas o filme me salvou.

Beijos, Mai. =)

:.tossan® disse... @ 29 de abril de 2009 às 13:40

O filme mais belo e humano que já assisti na minha vida nos cinemas com pipocas. Bravo moça! Beijo

Erica de Paula disse... @ 29 de abril de 2009 às 14:37

Sabe que eu nunca vi esse filme?
Vou ver !

Bjos em teu coração, amada Mai!

Mírian Mondon disse... @ 29 de abril de 2009 às 16:10

Aí está ele, :)
quaaaase escrevi sobre Cinema Paradiso, mas resolvi deixar para voce! :) Esse sem duvida é um dos filmes da minha vida, tão emocionante que acho que foi patrocinada pela Kleenex rs, brincadeirinha! Mas com certeza quem viu não esquece suas multiplas mensagens cheias de encanto e verdade!

Parabens! Voce escolheu um dos meus favoritos :)

Abraços

Unknown disse... @ 29 de abril de 2009 às 16:53

Oi,
Cheguei até aqui por causa da Blogagem Coletiva, tb estou participando!
Esse filme é lindo, a primeira vez que o vi ainda era criança!
Bjos,
Paulinha

Compondo o olhar ... disse... @ 29 de abril de 2009 às 17:13

nossa, vc escolheu muito bem!!! realmente este filme é lindo.. parabens pela participação!!

bjocas

PS: tbm estou participando, dá uma olhadinha lá.

Quintal de Om disse... @ 29 de abril de 2009 às 19:07

Que linda história, Mai.

DFeve ser emocionante.

Aguçou minha curiosidade em conhecê-lo.

Meu beijo pra vc!

al disse... @ 29 de abril de 2009 às 19:53

eu vi! e adorei mesmo ! é tão engraçado e vê-se tão bem :D

aconselho a toda a gente ! *

Dulce Miller disse... @ 29 de abril de 2009 às 21:41

Ai, meu Deus... acredita que ainda não vi este filme? aff... preciso corrigir isto e rápido!!!
Estou adorando esta blogagem!!!

Beijos

Vanessa Anacleto disse... @ 29 de abril de 2009 às 21:49

Mai, que madade! Vc postou um filme que eu amo e esqueci de enumerar na minha lista. Aiaiai, eu mereço. Lindo!

obrigada por participar.

Abraço

Sandra Costa disse... @ 29 de abril de 2009 às 22:21

chock :O
nunca vi esse filme, mas já ouvi geral falar. tenho de ir atrás, ontem.
e eu vendo aqui (mentalmente) meus filmes favoritos. todos tragédias.
Hamlet. Kill Bill. Match Point. Gênio Indomável. Os Infiltrados. Desejo e Reparação.
que tragédia!
e o único filme que me faz chorar, apesar de eu já ter assistido 1.256.356.564.255.016 vezes é Orgulho e Preconceito.

Maria disse... @ 29 de abril de 2009 às 22:32

Esse é um dos filmes da minha vida. Impossível ouvir essa música sem chorar...

Vivian disse... @ 29 de abril de 2009 às 23:25

..."Em nossa imaginação reside uma possibilidade de felicidade.

Cinema Paradiso fez-me voltar a crer nesta possibilidade."

na minha também, amore mio!

que lindo lembrar este filme
aqui...

que linda você!

adoro

bjusss

Karen disse... @ 30 de abril de 2009 às 11:23

Assino embaixo da sua escolha. Estou impressionada com a seleção do pessoal. Vontade de assistir a todos novamente ou pela primeira vez.
Se quiser dar uma espiada na minha seleção, está no 'Façamos um Brinde'.
Beijo e um otimo fds.

Gisele Amaral disse... @ 1 de maio de 2009 às 22:59

Delícia mesmo! Esse filme é um clássico para o verdadeiro amante da sétima arte! Escolha magistral!

Beijos.
=*

Postar um comentário

 

Seguidores

Links Inspirados